CLÍNICA ESPECIALIZADA EM GASTROENTEROLOGIA

PRONTOS PARA CUIDAR
DA SUA SAÚDE

ícone lista de procedimentos
A Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG) é uma técnica endoscópica que consiste na introdução de uma sonda na cavidade gástrica através da parede abdominal, com a ajuda da endoscopia digestiva alta, e que permite a administração de comida, líquidos e medicação, em doentes que não conseguem deglutir por diversas razões. O procedimento tem uma duração aproximada de 30 minutos.
O balão gástrico, também conhecido por balão intra-bariátrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço e levar a pessoa a comer menos, facilitando a perda de peso. Para colocar o balão, geralmente é feita uma endoscopia onde o balão é colocado no estômago e depois é preenchido com soro fisiológico. Este procedimento é bastante rápido e feito com sedação e, por isso, não é necessário ficar internado.
O exame de cápsula endoscópica é um procedimento simples, onde o paciente ingere uma pílula, que na verdade é uma microcamera. Esta cápsula, fotografa o tubo digestivo, em alta velocidade e com qualidade de imagem em alta resolução; esta microcamera percorre o tubo digestivo, e a medida que fotografa, envia as imagens para um receiver, que o paciente leva consigo ao sair da clínica (o envio das imagens se faz pela tecnologia da radiofrequência, não são necessários fios).
A Ultrassonografia é uma técnica não invasiva, baseada na dispersão da energia sonora pelas interfaces de materiais com diferentes propriedades, por meio de interações acústicas. É usada para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real – dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo; auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes, se estiverem com doenças, devem dirigir-se ao seu pediatra.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos (colédoco) e o canal pancreático principal (duto de Wirsung). A CPRE é realizada introduzindo-se, pela boca até a segunda porção duodenal, um aparelho flexível com iluminação lateral que permite a introdução de um cateter plástico pelo orifício de abertura desses canais (papila duodenal ou de Vater) a fim de avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung, pela administração de contraste radiopaco pelo cateter injetor seguida de radiografias seriadas do abdômen.
A colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, em imagens coloridas que podem ser gravadas. Feito através de um endoscópio inserido pelo ânus, ajuda a verificar a existência de lesões nas paredes intestinais. Esse procedimento torna possível a prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. Também pode ser usado para remover amostras de lesões suspeitas que são enviadas para análise (biópsia).
É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmera. O exame é comumente solicitado para diagnosticar ou tratar doenças que atinjam o sistema digestivo alto, que podem apresentar sintomas como: dores abdominais persistentes, náuseas, vômitos e/ou dificuldade de deglutição.
A hepatologia é o estudo do fígado. Também pode ser considerada a área da medicina que estuda e cuida de doenças relacionadas ao mesmo, assim como tratamento e prevenção.
O foco da pneumologia pediátrica é o cuidado das doenças respiratórias agudas e crônicas que afetam desde recém-nascidos até adolescentes.
É um teste feito com uma gota de sangue do paciente, onde se detecta a presença de anticorpos ige (responsáveis pela alergia) para o alimento suspeito de desencadear alergia alimentar.
O teste respiratório para a tolerância a lactose é realizado através de coleta de gases do pulmão após administração oral de lactose. Na ausência da enzima lactase, a lactose é fermentada pelas bactérias levando a um aumento do Hidrogênio (H2) exalado pelo pulmão.
A Ultrassonografia de Abdome é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, baço, vesícula biliar, dos rins, adrenais, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
O ultrassom ginecológico é um exame de diagnóstico que produz ondas de som, que são transformadas pelo computador em imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina. Através das imagens produzidas por este exame é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer e até confirmar uma possível gravidez.
ícone procedimentos