MITOS E VERDADES NA CIRURGIA BARIÁTRICA

PUBLICADO EM:11 MARçO 2020

Imagem postagem MITOS E VERDADES NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é cercada de curiosidades, crendices e muitas dúvidas. Aqui, abordaremos alguns pontos que geram mais polêmicas:

• Na maioria dos casos, o ganho de peso, com o passar dos anos, se deve ao paciente que não assume hábitos saudáveis, com dieta menos calórica e a prática de exercícios físicos;
  • Após 15 meses de pós-operatório, a paciente do sexo feminino é liberada para engravidar sem riscos;
  • Principalmente após a cirurgia de “bypass gástrico”, e nas mulheres (devido à menstruação), existe uma maior tendência à anemia, que pode ser minimizada com o consumo de alimentos ricos em ferro ou suplementos vitamínicos;
  • O apoio da família é indispensável, e os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser estimulados por todos que convivem com ele;
  • Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia do pós-operatório, não há restrição médica ao paciente que tem gastrite;
  • Nem sempre é necessário fazer cirurgia plástica após o procedimento bariátrico;
  • Os planos de saúde e o SUS, quando bem indicada a cirurgia, cobrem este procedimento;
  • Nos primeiros meses de pós-operatório, onde a perda de peso é mais intensa, pode ocorrer queda de cabelo e unhasse tornarem mais quebradiças;
  • Muitos pacientes tentam aumentar seu peso antes da cirurgia para poderem operar. Mas isso pode colocar a própria vida em risco e fazer com que a cirurgia   não seja um sucesso;
  • As contraindicações para a cirurgia incluem histórico de tentativa de suicídio no último ano, doenças psiquiátricas graves, alcoolismo, uso de drogas, pacientes que sofrem de compulsão alimentar e portadores de doença cardíaca em estágio avançado.quebradiças.