Quando a Tosse Deve ser Avaliada pelo Gastroenterologista?

Tosse é um sintoma frequente nas consultas médicas, sendo que aquela com menos de três semanas de duração (tosse aguda), é mais comum devido a uma infecção aguda do trato respiratório.

As causas mais comuns de tosses crônicas incluem: infecções virais, sinusite crônica, asma, bronquiolite, doenças pleurais e refluxo gastroesofágico. 

Na presença de tosse por refluxo, muitos pacientes se queixam de sintomas como azia ou gosto amargo na boca, no entanto esses sintomas estão ausentes em mais de 40% dos pacientes nos quais a tosse é causada pelo refluxo.

FATORES IMPORTANTES

Vários fatores contribuem para a tosse no refluxo, desde o estímulo de receptores no sistema respiratório alto (laringe por exemplo), aspiração do conteúdo gástrico, reflexo da tosse induzida pelo ácido no esôfago distal. Todo paciente com tosse crônica deve ser avaliado quanto às condições cardiopulmonares, infecciosas e alérgicas.

MUDANÇA DE HÁBITOS

Diante de evidências de que a tosse seja causada pelo refluxo, você pode modificar alguns hábitos, como:

  • Elevar a cabeceira da sua cama de 15 a 30cm;
  • Evitar alimentos que agravem os sintomas com café, chocolate, álcool, hortelã-pimenta e alimentos gordurosos;
  • Diminua o cigarro;
  • Perca peso;
  • Não toma líquidos ao deitar nem junto com as refeições.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Algumas pessoas podem controlar o refluxo mudando os hábitos, mas se você persiste com os sintomas e/ou estes são graves, dificuldade para engolir, dor no peito, engasgos frequentes, vômitos, inclusive vômitos de sangue, perda de peso, consulte um MÉDICO, é melhor do que ficar sempre se automedicando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *