É Possível Desenvolver Alergia Alimentar na Fase Adulta? Fique Atento aos Sintomas.

Em primeiro lugar, precisamos deixar clara a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar.

Alergia alimentar

É o conjunto de reações do organismo, devido a uma resposta imunológica anormal, que ocorre após a exposição (ingestão ou contato) de um determinado alimento. 

Intolerância alimentar  

Não se trata de uma reação alérgica e é causada pela dificuldade digestiva ou metabólica a um determinado alimento.  Intolerância alimentar está relacionada à quantidade do alimento, enquanto alergia alimentar, relacionado apenas ao seu tipo.

Ocorrência da alergia alimentar na fase adulta

Alergia alimentar é uma reação imediata, que ocorre dentro de minutos ou mesmo segundos após a ingestão. Ela pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum na infância. Ainda assim, é sim possível a ocorrência em adultos, sendo que 15% dos casos de alergia alimentar acontece nessa faixa etária.

Fatores predisponentes 

  • Exposição ao pólen e sensibilização, além de presença de outras doenças alérgicas como rinite ou asma;
  • Exposições ocupacionais (inalação ou contato), podendo levar a sensibilização;       
  • Exposição cutânea à proteína do trigo hidrolisada em sabonetes faciais;
  • Mudanças repentinas na dieta para perda de peso ou com suplementação proteica, em conjunto com um novo regime de exercícios físico.

Sinais e sintomas

Os mais comuns são: Prurido, urticária, rubor, inchaço dos lábios, face ou garganta, náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, tontura, hipotensão (queda de pressão).   A urticária aguda é, provavelmente, a manifestação cutânea mais comum, mas raramente a alergia alimentar pode ser responsável pela urticária crônica.

Alimentos causadores

Embora qualquer alimento possa causar alergia mediada por IgE, peixes e frutos do mar em geral e alimentos como amendoim e nozes, são os dois grupos que causam a maioria dos casos, responsáveis por estas reações. 

A alergia ao amendoim e nozes é comum em adultos, mas a maioria dos casos começa na infância e persiste no adulto. Como estas alergias podem ser graves, sugerimos sempre encaminhar o paciente para a avaliação de um especialista.

Ocasionalmente alguns tipos de carnes (cordeiro, porco, bovina) podem desencadear estas reações. É sempre bom lembrar que a maioria dos alérgenos alimentares são proteínas.                                                                                                                                                                      

Reações alérgicas à proteína do leite, muitas vezes complicadas pela associação da intolerância à lactose, aumentam com a idade e são mais comuns em adultos. Porém, raramente são associadas a reações adversas severas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da detecção da presença de IgE específica para o alimento ou teste pele+, que indicam a possibilidade de ter alergia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *