COMO A PANDEMIA AFETA A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO?

Há 1 ano e 6 meses, estamos enfrentando uma doença (COVID), até então desconhecida, que contribuiu para a perda de muitos familiares, saudáveis, e o pior para prevenir esta doença ficamos isolados do mundo e, infelizmente, deixamos de cuidar de muitos dos nossos problemas de saúde, e com isto observamos um aumento de doenças que poderiam ter sido evitadas se tivessem sido prevenidas.

Precisamos manter os cuidados, pois Covid-19 ainda continua muito prevalente e precisa ser prevenido, mas sem deixar de lado nossa conscientização a respeito de outras doenças que podem levar à perda de nossos familiares. Pensando nisso, cada mês do ano é dedicado a uma campanha de prevenção de doenças que podem ser evitadas com algumas  atitudes, por exemplo: Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama, Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de próstata e etc… e, nesta linha, foi escolhido o Setembro Verde como mês da prevenção ao Câncer de Intestino.

Hoje, o câncer de intestino é a segunda principal causa de morte entre as mulheres devido  ao câncer, perdendo para o câncer de mama. E no homem, é a terceira causa antecedida pelo câncer de próstata e câncer de pulmão.

Atitudes simples como mudanças de hábitos alimentares, com introdução de mais fibras na dieta, controle da obesidade, redução de carnes vermelhas, embutidos, gorduras, álcool, diminuição do sedentarismo e tabagismo podem ajudar muito nesta prevenção.

Somadas a estas  atitudes um check-up frequente, com pesquisa de sangue nas fezes e, quando indicada, uma colonoscopia pode fazer a diferença em questão de prevenção.

Vamos aderir a estas campanhas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *