O QUE É ESSA TAL SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

É o mais comum dos distúrbios funcionais (anatomicamente não se identifica nenhuma alteração) do aparelho digestivo.

A dor, em geral, é moderada, mas pode ser intensa de acordo com as características dos pacientes. O tipo de dor é variável, podendo ser em cólica, em queimação, em pontada ou mal  caracterizada. Localiza-se preferencialmente na parte inferior do abdome e é mais frequente à direita. Dor no canal anal pode estar presente.

Outro sintoma frequente e que incomoda o paciente é a presença de gases em excesso, acompanhado de distensão abdominal.

As alterações do hábito intestinal são frequentes e caracterizam-se por constipação, diarreia ou alternância de ambos. A diarreia, quando presente, consiste de fezes amolecidas, em pequenas quantidades, muito frequentemente com muco (catarro). A evacuação é precedida de dor e urgência que por vezes não pode ser controlada.

Em muitos pacientes predomina a constipação, às vezes levando o paciente a ficar sem evacuar vários dias. É comum a variação do diâmetro das fezes, fezes em cíbalos, que se assemelham a fezes caprinas.

Para se confirmar o diagnóstico é preciso que todos os exames laboratoriais e de imagem (us, colonoscopia, endoscopia) sejam  normais.

A ingestão de alimentos e o estresse psicológico são os principais fatores desencadeantes. 

Alimentos gordurosos, álcool, adoçantes, algumas frutas, chocolates, laticínios, cafeína e produtos picantes podem desencadear  os  sintomas.

Existem  várias opções de medicamentos  para tratar a SII. Um especialista pode te orientar e escolher o ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *