HEMANGIOMA HEPÁTICO. VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Hemangiomas são tumores benignos e congênitos, causados por malformações em vasos sanguíneos durante a formação do embrião ainda na barriga da mãe, podendo ser encontrado em diversos órgãos do corpo humano como: pele, ossos e também no fígado.

Os hemangiomas do fígado acometem de 0,4 a 7% da população, sendo mais comum em mulheres jovens. São os tumores benignos mais frequentes do fígado, comumente assintomáticos e encontrados por acaso, em exames de imagem do abdome, solicitados por outros motivos.

O seu tamanho pode variar de alguns milímetros a vários centímetros, sendo chamados de hemangiomas gigantes aqueles com tamanho maior que 5 cm.

Em sua maioria, os hemangiomas são pequenos, não causam maiores problemas e não necessitam de tratamento específico. Porém, em uma minoria de casos, os hemangiomas podem causar sintomas como dor abdominal ao crescerem e “empurrarem” a cápsula do fígado. Além de dor, dependendo da sua localização e tamanho, podem comprimir órgãos próximos ao fígado, como o estômago, causando sintomas como saciedade precoce, sensação de estufamento após refeições, náuseas, vômitos e febre. Apesar de raras, complicações como rompimento ou formação de coágulos no interior, geralmente nos hemangiomas gigantes, podem necessitar ressecção cirúrgica, ou outros procedimentos para aborda-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *