Com que idade devo começar a fazer colonoscopia com recorrência?

A colonoscopia é um exame que possibilita a obtenção de imagens do trato intestinal, de modo a facilitar o diagnóstico de eventuais doenças. É um exame que deve ser recorrente a partir dos 45 anos, entretanto, algumas condições podem obrigar a sua realização antes desta idade.

Pacientes com histórico familiar de neoplasias intestinais, síndromes de câncer colorretal hereditária confirmada ou suspeita com polipose adenomatosa familiar, síndrome de Lynch ou doença inflamatória intestinal, sinais ou sintomas de alterações intestinais podem iniciar o rastreio com até 10 anos de antecedência.

Estes exames devem ser recorrentes, a depender dos achados do primeiro, podendo ser repetido em 6 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos ou até mesmo 10 anos de intervalo entre um e outro.

Obesidade aumenta chances de doenças no aparelho digestivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como o acúmulo excessivo de gordura corporal, que está associada a diversos riscos à saúde, inclusive diminuindo a expectativa de vida. Algumas doenças gastrointestinais que são comuns em pessoas com peso normal, podem ser 2 a 3 vezes mais suscetíveis em indivíduos obesos. São elas:

– Esôfago: doença do refluxo gastroesofágico do esôfago, Esôfago de Barrett, Câncer;
– Cólon: pólipos pré-cancerosos do cólon, Câncer;
– Vesícula: cálculos biliares da vesícula biliar, Câncer;
– Pâncreas: pancreatite aguda do pâncreas, Câncer;
– Fígado: doença hepática gordurosa do fígado, Cirrose, Câncer.

É importante lembrar que pequenas mudanças cotidianas podem gerar benefícios significativos para o futuro. Alimentação saudável, bons hábitos e um estilo de vida ativo ajudam a manter a saúde em dia e o peso controlado.