SAIBA PORQUÊ NÃO DEVEMOS COMER RÁPIDO

Você é o primeiro a acabar de comer e sempre fica esperando as outras pessoas terminarem?

Cuidado, pois é aí que está o perigo!

Comer rápido traz muitos problemas gastrointestinais, como má digestão, queimação, inchaço na barriga e ganho de peso, pois, ao comer rápido, o seu organismo entende que você ainda não está completamente saciado, assim você acaba comendo mais.

Por isso, procure comer devagar, planeje suas refeições, faça a mastigação de forma correta, descanse os talheres entre as garfadas e dê preferência para lugares tranquilos, que permitam a você prestar atenção na maneira como come.

POSSO COMER ALIMENTOS PREPARADOS NA AIR FRYER À VONTADE?

A Air Fryer é uma excelente opção de preparos para alimentos e, se você tem o costume de utilizá-la para fritar alimentos no lugar do óleo de cozinha, você está fazendo uma troca saudável.  

Porém, alimentos congelados industrializados, como nuggets, hambúrgueres e batatas fritas não passam a ser saudáveis se preparados na fritadeira elétrica, eles são apenas menos prejudiciais ao seu organismo do que se fossem fritos em óleo.

Por isso, é essencial manter o equilíbrio, consumir com moderação e evitar os excessos.

CUIDADO COM O CONSUMO FREQUENTE DE LAXANTES

Ninguém gosta e nem deve sofrer de prisão de ventre. Para amenizar o problema, uma opção utilizada por muitos pacientes que sofrem com a constipação intestinal é o uso de laxantes. No entanto, o consumo indiscriminado desse tipo de medicamento, sem orientação de um profissional , pode levar à “diminuição de sensibilidade” da parede do intestino, desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos, que ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos, que são os minerais responsáveis por carregar carga elétrica quando dissolvidos em líquido.

Portanto, nem mesmo um laxante deve ser consumido sem orientação de um especialista. Não ignore a constipação intestinal, mas também não se automedique, sobretudo, com frequência.

TODA VEZ QUE CONSOME BEBIDA ALCOÓLICA SOFRE DE AZIA?

Pois é, o álcool pode ser um fator bastante agressivo para o nosso estômago, favorecendo o refluxo gastroesofágico.

Para evitar incômodos, a dica é nunca beber de estômago vazio. Belisque alguma coisa, um aperitivo, enquanto saboreia seus drinks ou faça uma refeição leve antes de começar a beber. Consumir alcoól durante as refeições mais pesadas também não é uma boa e, claro, mesmo em dias de festas e comemorações, procure não exagerar na quantidade ingerida.

Caso você já tenha um problema gástrico ou apresente alguma alteração recorrente, é necessário consultar um gastroenterologista para que ele oriente o seu caso em específico. E, beba com moderação!