A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA MÉDICA PARA ESCLARECER SEU DIAGNÓSTICO

A consulta médica, que é o ato de uma pessoa apresentar a um médico suas queixas e sintomas, é fundamental para a obtenção de dados relativos ao diagnóstico e, consequentemente, a adoção das medidas terapêuticas adequadas para cada caso em particular.

Vômitos, dor abdominal, diarreia, azia, são sintomas comuns a várias doenças, por isso, o primeiro e mais importante instrumento para resolver tais queixas é procurar um médico para ajudar, baseado no exame clínico e se necessário solicitar exames complementares para   definir o diagnóstico do paciente.

Dor  abdominal, que é uma queixa frequente, pode ser produzida por processos patológicos, agudos e crônicos, e pode ter origem em órgãos situados na cavidade abdominal, no tórax, nas paredes musculoesqueléticas e, ainda, produzida por doenças sistêmicas (doenças que atingem vários  órgãos). A localização da dor, duração, a intensidade, o ritmo, horário, fatores que melhoram ou pioram, irradiação,  sintomas conjuntos podem orientar este diagnóstico.  A intensidade da dor depende do grau de sensibilidade do paciente, com isto influenciada por fatores  emocionais, culturais ,personalidade, tendo consequentemente limitado valor para o diagnóstico, pois pode refletir mais o estado psíquico do paciente do que a natureza da doença.

Muitas causas estão relacionadas  à  presença   de náuseas  e  vômitos, incluindo   doenças  e  fatores  não   relacionados  ao  sistema  digestivo,  como  uso  de medicamentos,   ação  de tóxicos,   várias  doenças endócrinas, infecciosas, neurológicas  e psiquiátricas.

Diarreia aguda(até  quatro  semanas  de  duração), tem causas diferentes das diarreias  crônicas.  As  características das  fezes (líquidas, volumosas, com sangue, muco, número de evacuações diárias, horário de aparecimento), podem ajudar a definir o diagnóstico.

Constipação intestinal ou prisão de ventre podem ter origens primárias, originadas no próprio intestino, funcionais (alterações  nos  movimentos  intestinais), ou  secundárias, quer  sejam por fatores mecânicos (obstrução do lúmen),  doenças endócrinas como diabetes, hipotireoidismo,  gravidez, medicamentos, doenças neurológicas como doença de parkinson, neuropatias e outras. Por isso, têm que ser investigadas antes de se instituir o tratamento.

Gases e  distensão abdominal são decorrentes do acúmulo deste por ação bacteriana no intestino grosso, por deglutição de ar ou, ainda,  por redução de sua eliminação associada  ao trânsito intestinal.

Icterícia (cor amarelada da pele), pode ser decorrente de inúmeras doenças,  e o exame físico, características do aparecimento,  junto com exames complementares podem ajudar no diagnóstico.

Ao final de uma consulta, chega-se ao diagnóstico final,  embora em  alguns casos sejam necessárias várias consultas e investigações laboratoriais e de imagem para se chegar ao diagnóstico definitivo. O  diagnóstico PRECISO é fundamental para um tratamento correto, e a maior possibilidade de se obter sucesso. PROCURE UM MÉDICO, NÃO SE AUTOMEDIQUE.

SAIBA MAIS SOBRE A GASTRITE.

Gastrite é uma inflamação das paredes do estômago, e pode se apresentar com queimação, inchaço da barriga, arrotos, vômitos, náuseas, sensação que comeu demais, mal estar abdominal ou ser totalmente assintomática.

Vários fatores podem levar ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago.

As gastrites agudas, muitas vezes sem diagnóstico, uma vez que são transitórias, de aparecimento súbito e de curta duração. Podem ser causadas pelo uso frequente de anti-inflamatórios (como ibuprofeno, nimesulida, aspirina e outros), pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, comidas picantes,  gordurosas e estresse. Pode se apresentar com erosões (pequenas feridas), áreas avermelhadas ou áreas mais pálidas, hemorragias localizadas visualizadas na endoscopia digestiva.

A gastrites crônica, que é uma doença essencialmente diagnosticada pela biópsia da parede do estômago, tem como causa principal o H-pylori, mas pode ser causada por doenças autoimunes, e formas especiais de gastrite causados por irritantes químicos como bile, irradiação, glúten, drogas, alergia alimentar, bactérias, vírus e parasitas. E na grande maioria dos casos são assintomáticas.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUAS VANTAGENS

Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, junto com a prática de atividade física regular, pode trazer diversos benefícios para a  saúde, com controle de peso, melhora no rendimento do trabalho, fortalecimento  do  sistema imunológico e prevenção e cura de muitas doenças.

É recomendado que a pessoa consuma bastante água durante o dia, evite doces, frituras, reduza o consumo de bebidas alcoólicas, equilibre a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras.

Alimentos “in natura” como frutas, legumes , verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos são excelentes fontes de fibras e essenciais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo câncer.

Manteiga, maionese, óleos, azeites são exemplos de  alimentos que devem ser consumidos com moderação. Produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e afins possuem uma quantidade muito maior de gordura do que o recomendado.

Valorize os alimentos que você come, você vai estar valorizando o seu corpo!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NA ENDOSCOPIA?

Maiores padrões são necessários na endoscopia do que em um bar ou restaurante, devido à concentração de organismos de risco e pacientes de alto risco. Baseado nisso, um conjunto de normas e medidas que garantem a segurança da equipe que realiza o exame e do paciente tem que serem adotadas.

Endoscópios são acessórios semi perigosos, pois entram em contato com membranas mucosas, por isso precisa ser reprocessado antes de ser utilizado nos pacientes subsequentes.

– Inicialmente passados por uma pré-limpeza manual. A limpeza mecânica pode remover todo sangue, muco e outras secreções, e é o primeiro processo, assim os agentes químicos empregados podem penetrar para inativação efetiva de bactérias  e vírus. O  desinfetante  utilizado  é  o  glutaraldeído,  que  destrói  todos  os  vírus  e  bactérias  em cerca  de 4  minutos.  Além  de  atender  rigidamente  estes protocolos  várias  ações  diferenciadas  e práticas  são realizadas na  GASTRO CLÍNICA, dando suporte  e otimizando estas metas  como:

-Número  de  aparelhos  suficientes  para  a  demanda  do  serviço sem  comprometer  todas  as  etapas  do reprocessamento, de modo que nunca o mesmo aparelho possa ser  reutilizado em pacientes subsequentes.

-Reprocessadora  automática que  proporciona  a limpeza  e a  desinfecção  automatizada do  endoscópio após  cada procedimento, por meio da imersão  total dos tubos  em detergentes  enzimáticos  e  desinfetante  para  desinfecção dos  canais  internos  e superfícies  externas, enxague e  secagem para cada procedimento

-conjunto de pistolas pressurizadas, que  auxiliam na  remoção dos  resíduos  e  fragmentos  que  aderem no lúmen  aumentando  a  eficácia  do processo de  desinfecção.

-Armazenamento  em  ambiente  desinfectado e livre da ação microbiana.

-Reprocessadora com alarme que  registra  falhas  durante o processo, permitindo que  seja corrigido  , reduz o contato  da  enfermagem com os  agentes químicos  e   evita erros humanos no processo,  garantindo que  todos os  canis  internos  entrem  em contato  com o desinfetante.

Com  estas  ações , a  GASTROCLÍNICA,  garante  as melhores práticas  no atendimento diferenciado  em todo processo, diagnóstico e  terapêutico.