Cozinhar com banha ou óleo?

Várias teorias são veiculadas ultimamente sobre óleo vegetal e banha de porco, e muitos acham que a banha por ser menos processada causaria menos danos ao organismo, mas alguns pontos têm que ser considerados:
A banha vendida em supermercado é processada a partir de uma mistura de fontes de gorduras de alta e baixa qualidade de todo o porco. Para estabilizar a temperatura desta mistura a banha é hidrogenada, fazendo que a gordura “trans” apareça nesta mistura, que é uma gordura altamente maléfica.

A banha é composta de 40% gorduras saturadas e 45% gorduras monoinsaturadas, embora tenha uma grande quantidade de gorduras insaturadas, ela não é suficiente para anular os efeitos maléficos da gordura saturada.

A gordura saturada aumenta o risco de eventos cardiovasculares, pode estar relacionada ao aumento da predisposição do câncer de mama, intestino e ovário. Em pacientes com refluxo gastro intestinal, piora o esvaziamento gástrico podendo ser um “gatilho” para o desencadeamento do refluxo.
Por fim, ela é altamente calórica, relacionada ao ganho de peso e obesidade.
Em uma única colher temos 115 calorias, e cerca de 13 gramas de gordura.
Há sempre opções saudáveis para substituir esse e outros alimentos que devem ser evitados. Consulte sempre um médico ou um nutricionista para saber qual é a alimentação mais adequada para você.