Doenças hepáticas e estilo de vida. Qual a ligação?

Você sabia que o seu estilo de vida está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças hepáticas como a Esteatose (conhecida popularmente”como gordura do fígado”)?

SIM!!! Diretamente.

Mas quais são os pilares do estilo de vida?

Os pilares do estilo de vida são o sono, suas escolhas e preferências alimentares, prática de atividade física, habilidade em administrar o stress, conviviabilidade …..

Como estão suas escolhas alimentares?

Nas últimas décadas, podemos dizer que pioramos nossas escolhas e hábitos alimentares com o aumento do consumo de alimentos ultra processados, “fast foods”, enlatados, embutidos…..

Alguns açúcares e gorduras da dieta, particularmente a frutose, os ácidos graxos trans e saturados, demonstraram ter papel ativo no desenvolvimento da esteatose e sua progressão.

A quantidade crescente de frutose na dieta vem de aditivos de açúcar (mais comumente sacarose e xarope de milho com alto teor de frutose) em bebidas (refrigerantes, sucos de caixinha, iogurtes e bebidas lácteas) e alimentos processados (biscoitos, bolachas, bolos), estudos substanciais demonstram a ligação entre o aumento do consumo de frutose e obesidade, dislipidemia, resistência à insulina e esteatose.

Mas CUIDADO, para não deixar de consumir FRUTAS, por serem ricas em frutose, açúcar natural destes alimentos. Estamos falando da frutose em forma de xarope e modificada pela indústria. As frutas são ricas em fibras e antioxidantes, nutrientes importantissímos no controle da inflamação e da resistência a insulina, e assim no tratamento da esteatose quando consumidas em PORÇÕES adequadas. Busque informações baseadas em evidências cientificas, cuidado com dietas da moda, alimente-se com comida de verdade!

Assim por se tratar de uma doença multifatorial, o tratamento com a equipe multidisciplinar se torna fundamental para o não agravamento das lesões e comprometimento da função hepática.

Autora: Lisis Vilar – Nutricionista

Documentos Necessários:

Documentos de identificaçao pessoal com foto;
Cartão do convênio;
Guia ou autorização prévia do convênio.