Cirrose: o Álcool não é o único vilão

Existe um mito, muito repetido, de que a Cirrose Hepática é causada única e exclusivamente pelo abuso de bebidas alcoólicas. O excesso de álcool realmente é uma das causas mais comuns da cirrose, porém não é a única! Abaixo, algumas informações que são fundamentais para entender melhor o significado, os sintomas, as causas e a prevenção desta doença.

O QUE É CIRROSE?

A cirrose é a conseqüência de uma lesão hepática crônica e persistente, levando a um endurecimento do fígado (cicatrizes), com comprometimento da sua estrutura e de seus vasos. Sempre bom lembrar que o fígado é um grande órgão, localizado no lado superior direito da barriga.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA CIRROSE?

Algumas pessoas com cirrose não apresentam sintomas, e muitas são diagnosticadas por exames laboratoriais de rotina ou de imagem. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:

•         Inchaço na barriga e pernas;
  •         Acúmulo de líquido nos pulmões;
  •         Sangramento intenso dos vasos sanguíneos no esôfago, o tubo que conecta a boca ao estômago;
  •         Cansaço;
  •         Dificuldade para dormir o suficiente ou excesso de sono;
  •         Amarelamento da pele ou do branco dos olhos, conhecido como icterícia;
  •         Confusão mental repentina;
  •         Coma.

A cirrose também aumenta a probabilidade de infecções e o risco de câncer no fígado.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA CIRROSE?

Quando algo prejudica o fígado, o órgão tenta se recuperar naturalmente. Neste processo, formam-se cicatrizes. Os casos mais frequentes de danos ao fígado são causados por:

•         Uso abusivo de álcool: Pessoas que abusam do álcool, ou que são viciadas, são mais suscetíveis à cirrose. A doença, pode ocorrer após um período médio de 5 a 10 anos de ingestão, com uma quantidade diária superior a 80g de etanol para homens e 60g para mulheres;

•         Hepatite B ou hepatite C: São doenças causadas por vírus que acometem o fígado e podem também causar cirrose. O contágio pode ocorrer através do compartilhamento de agulhas ou em relações sexuais com pessoas infectadas;

•         Esteato-hepatite não alcoólica (NASH): Pessoas com essa condição geralmente não bebem álcool. Os médicos não sabem ao certo o que causa a NASH, mas é comprovado o fato de que ela é mais frequente em pessoas com excesso de peso e portadores de diabetes;

•         Induzida por fármacos: O consumo excessivo de alguns medicamentos também pode ocasionar a cirrose, por exemplo: metotrexato, isoniazida, alfametildopa, alguns anti-inflamatórios e analgésicos, entre outros.

COMO PREVENIR A CIRROSE?

•         Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  •         Cuidado com uso de analgésicos como Ibuprofeno, Naproxeno e Acetominofem;
  •         Atenção ao consumo de “ervas”, chás, vitaminas e suplementos;
  •         Vacine-se contra as hepatites A e B;
  •         Cuide de seu corpo, evite o excesso de peso;
  •         Mantenha sempre uma alimentação saudável, e faça o controle periódico da glicemia (açúcar no sangue).

O que é Hérnia de hiato?

hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax, por meio de uma abertura no diafragma, chamada hiato diafragmático. O diafragma é um músculo muito importante na respiração e separa o tórax do abdome. Como a pressão dentro do tórax é negativa (para que possamos respirar sem esforço) essa subida do estômago ao tórax contribui para o refluxo de ácido do estômago para o esôfago causando vários sintomas como: azia, eructações (arrotos), dor no peito, regurgitação, náuseas e às vezes até tosse e rouquidão.

Quais as causas?

Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um enfraquecimento da musculatura com a idade (mais comum após os 50 anos), que permite que parte do estômago passe através do hiato do diafragma para o tórax. Situações que aumentem a pressão intra-abdominal, como obesidade e gravidez, também podem favorecer o desenvolvimento deste problema.

As hérnias de hiato podem ter tamanhos variados com os sintomas sendo mais exuberantes em hérnia mais volumosas.

Como a Hérnia de Hiato é diagnosticada e tratada?

O diagnóstico é feito através do quadro clínico, auxiliado por exames complementares como o raio-x contrastado, manometria esofágica de alta resolução e a endoscopia digestiva alta.

O tratamento conservador, que envolve mudanças de hábitos alimentares e uso de medicamentos, é o mais usado. Já a cirurgia, é recomendada em situações em que os sintomas são muito intensos, quando a hérnia é muito volumosa (hérnia maiores que 5cm), e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. A cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

Prevenção

Abaixo, algumas recomendações que podem evitar ou dificultar o surgimento desta doença:

• Evite alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras;
  • Procure não beber álcool nem bebidas gaseificadas,
  • Não fume;
  • Evite ou diminua o consumo de café e chocolates;
  • Não consuma muito líquido durante as refeições;
  • Faça refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras;
  • Eleve a cabeceira da cama;
  • Evite deitar logo após as refeições.