NOSSO BLOG

SAIBA MAIS SOBRE AS HEPATITES

PUBLICADO EM:16 DEZEMBRO 2021
Gastro Clínica

Imagem postagem SAIBA MAIS SOBRE AS HEPATITES


Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado, pode ter causas virais, medicamentosas, álcool, tóxicas e autoimunes.
Das hepatites virais as mais conhecidas são as hepatites A, B e C.

Hepatite A- o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, mas alimentos crus ou mal cozidos, que estiveram em contato com água contaminada, como frutos do mar, podem também ser responsáveis pela transmissão. É a forma mais comum de hepatite e atinge principalmente crianças de 6 a 15 anos. A vacina preventiva faz parte do calendário de vacinação para crianças de 12 a 23 meses, e a maioria tem cura sem sequela.

Hepatite B- pode ser transmitida por via parenteral (injeções, drogas, tatuagens, acupuntura), sexual e de pessoa para pessoa. A vacinação também vem sendo feita rotineiramente. Deve ser cuidadosamente acompanhada, pois pode cronificar dependendo da resposta do paciente em eliminar o vírus, tendo alto risco de desenvolver cirrose, descompensação hepática e carcinoma hepatocelular.

Hepatite C- transmitida por via parenteral, através do sangue e derivados. Não existe vacina para prevenir este tipo de hepatite, geralmente assintomática, é a principal causa de hepatite crônica, cirrose e descompensação hepática.

Hepatites alcoólicas- este termo é usado para descrever as lesões inflamatórias no fígado causadas pelo uso prolongado do etanol, sem, necessariamente, estar ligada à dependência ao etanol, mas com outros fatores predisponentes, como: genéticos e ambientais. Cerca de 90 a 100% dos consumidores crônicos de álcool (80gr/dia para homens e 40gr/dia para mulheres) desenvolvem doença gordurosa e, destes, 10 a 35% desenvolvem hepatite alcoólica, e entre 8 e 20% desenvolvem cirrose hepática.
Os sintomas de hepatite alcoólica variam de um quadro leve até uma doença com risco de morte. Em sua maioria os pacientes se tornam desnutridos, apresentam fadiga, febre, dor abdominal no quadrante superior direito com aumento do volume do fígado.

Hepatites medicamentosas - Neste tipo de hepatite, as lesões são induzidas por medicamentos como: antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos, antifúngicos, ansiolíticos e, até mesmo, por plantas medicinais e suplementos dietéticos. As manifestações clínicas podem ser inespecíficas (náuseas, mal-estar, dor abdominal) e, algumas vezes, se tem um período grande entre o uso e o aparecimento das lesões. O comprometimento pode ser discreto, e pode ser revertido com a retirada do agente agressor, mas pode ter até mesmo uma falência total aguda do fígado com risco de morte.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você