NOSSO BLOG

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA MÉDICA PARA ESCLARECER SEU DIAGNÓSTICO

PUBLICADO EM:30 NOVEMBRO 2021
Gastro Clínica

Imagem postagem A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA MÉDICA PARA ESCLARECER SEU DIAGNÓSTICO


A consulta médica, que é o ato de uma pessoa apresentar a um médico suas queixas e sintomas, é fundamental para a obtenção de dados relativos ao diagnóstico e, consequentemente, a adoção das medidas terapêuticas adequadas para cada caso em particular.


Vômitos, dor abdominal, diarreia, azia, são sintomas comuns a várias doenças, por isso, o primeiro e mais importante instrumento para resolver tais queixas é procurar um médico para ajudar, baseado no exame clínico e se necessário solicitar exames complementares para   definir o diagnóstico do paciente.


Dor  abdominal, que é uma queixa frequente, pode ser produzida por processos patológicos, agudos e crônicos, e pode ter origem em órgãos situados na cavidade abdominal, no tórax, nas paredes musculoesqueléticas e, ainda, produzida por doenças sistêmicas (doenças que atingem vários  órgãos). A localização da dor, duração, a intensidade, o ritmo, horário, fatores que melhoram ou pioram, irradiação,  sintomas conjuntos podem orientar este diagnóstico.  A intensidade da dor depende do grau de sensibilidade do paciente, com isto influenciada por fatores  emocionais, culturais ,personalidade, tendo consequentemente limitado valor para o diagnóstico, pois pode refletir mais o estado psíquico do paciente do que a natureza da doença.


Muitas causas estão relacionadas  à  presença   de náuseas  e  vômitos, incluindo   doenças  e  fatores  não   relacionados  ao  sistema  digestivo,  como  uso  de medicamentos,   ação  de tóxicos,   várias  doenças endócrinas, infecciosas, neurológicas  e psiquiátricas.


Diarreia aguda(até  quatro  semanas  de  duração), tem causas diferentes das diarreias  crônicas.  As  características das  fezes (líquidas, volumosas, com sangue, muco, número de evacuações diárias, horário de aparecimento), podem ajudar a definir o diagnóstico.


Constipação intestinal ou prisão de ventre podem ter origens primárias, originadas no próprio intestino, funcionais (alterações  nos  movimentos  intestinais), ou  secundárias, quer  sejam por fatores mecânicos (obstrução do lúmen),  doenças endócrinas como diabetes, hipotireoidismo,  gravidez, medicamentos, doenças neurológicas como doença de parkinson, neuropatias e outras. Por isso, têm que ser investigadas antes de se instituir o tratamento.


Gases e  distensão abdominal são decorrentes do acúmulo deste por ação bacteriana no intestino grosso, por deglutição de ar ou, ainda,  por redução de sua eliminação associada  ao trânsito intestinal.


Icterícia (cor amarelada da pele), pode ser decorrente de inúmeras doenças,  e o exame físico, características do aparecimento,  junto com exames complementares podem ajudar no diagnóstico.


Ao final de uma consulta, chega-se ao diagnóstico final,  embora em  alguns casos sejam necessárias várias consultas e investigações laboratoriais e de imagem para se chegar ao diagnóstico definitivo. O  diagnóstico PRECISO é fundamental para um tratamento correto, e a maior possibilidade de se obter sucesso. PROCURE UM MÉDICO, NÃO SE AUTOMEDIQUE.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você